terra.com Terra Mail

Ajuda do Terra Mail

Nova Interface do Terra Mail

Nova interface do Terra Mail Nova interface do Terra Mail
  1. Barra de Ferramentas
  2. Painel de Pastas e Opções
  3. Painel de Contatos
  4. Painel principal, que pode se dividir em:
    1. Lista de Mensagens
    2. Painel de Visualização
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Nova Mensagem

Envio de e-mail

Através de sua conta de e-mail você pode enviar uma mensagem para qualquer conta de correio existente na Internet.

Para enviar um e-mail siga os passos abaixo;

  1. Efetue o login
  2. Via Barra de Ferramentas Principal clique em Novo > Nova Mensagem.
    Nuevo>Nuevo mensaje Novo > Nova Mensagem
  3. Insira os dados no cabeçalho:
    • Para: digite o e-mail do destinatário ou selecione um e-mail do seu Livro de Endereços, usando o botão Adicionar Destinatário.
      Añadir Destinatario Adicionar Destinatário
    • Para enviar o mesmo e-mail para mais de um destinatário use vírgulas para separar os endereços.
    • Cc: digite, opcionalmente, um destinatário para receber uma cópia.
    • Cco: digite, opcionalmente, um destinatário para receber uma cópia sem que os outros destinatários saibam.
  4. Digite sua mensagem na área de mensagem. Caso queira adicionar características especiais ao seu e-mail, tais como: tamanho e tipo de fontes, cores, numeração, etc., utilize o Editor de e-mail HTML. Caso estas e outras opções não estejam visíveis acima da área de escrita clique no botão Texto/HTML.
    Texto/HTML Texto/HTML
  5. Opcionalmente, clique em Anexar para enviar arquivos de seu computador junto com o e-mail.
    • Para anexar arquivos às suas mensagens de e-mail clique no botão procurar. Selecione o arquivo do seu disco. Caso queira inserir mais de um arquivo na mesma mensagem repita o processo. Quando finalizar a escolha do(s) arquivo(s) clique em Upload.
  6. Clique no botão Enviar para mandar seu e-mail.

Seu e-mail foi enviado. Após o envio do e-mail haverá uma tela confirmando o envio. É possível, caso o destinatário deste e-mail não esteja cadastrado em seu Livro de Endereços, cadastrá-lo. Para isso, basta clicar no botão Adicionar Destinatário para o Livro de Endereços.

Añadir Destinatario a tu Livro de endereços Adicionar Destinatário para o Livro de Endereços
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Envio de Anexos

Para anexar arquivos em sua mensagem siga os seguintes passos:

  1. Clique no botão Anexar presente na tela de Nova Mensagem.
  2. Uma nova janela irá abrir. Clique no botão Procurar para selecionar um arquivo no seu HD.
  3. Caso queira inserir mais de um arquivo repita o processo descrito no item acima.
  4. Clique em Upload para anexar o(s) arquivo(s) ao e-mail.
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Nível de Prioridade para Envio de E-mail

Prioridad Prioridade

Através do botão Prioridade, da barra de ferramentas de Nova Mensagem, é possível escolher a prioridade de entrega da mensagem: normal, baixa ou alta. A opção padrão, caso nenhum grau de prioridade seja escolhido, é a normal.

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Verificação Ortográfica

Corrector Corretor Ortográfico

Clique no botão Corretor Ortográfico Ortográfico localizado na barra de ferramentas da tela de redigir mensagem (Nova Mensagem, Responder, Responder a Todos ou Encaminhar). Caso haja uma sugestão de palavras esta(s) aparecerá(ao) sublinhada(s) e em vermelho. Clique na palavra e escolha, opcionalmente, uma palavra dentre as propostas. Para finalizar a correção clique novamente no botão Corretor Ortográfico.

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Solicitar Aviso de leitura

Solicitar Aviso de Lectura Solicitar Aviso de leitura

Para solicitar que o destinatário avise caso tenha recebido seu e-mail clique no botão Solicitar Aviso de Leitura presente na barra de ferramentas da tela de redigir mensagem. Lembre-se, no entanto, que para que o destinatário receba tal aviso de confirmação deve habilitar esta funcionalidade em sua ferramenta de e-mail, caso haja opção.

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Editor HTML de Mensagens

Texto/HTML Texto/HTML

Caso queira adicionar características especiais ao seu e-mail, tais como: tamanho e tipo de fontes, cores, numeração, etc., utilize o editor de e-mail HTML. Caso estas e outras opções não estejam visíveis acima da área de escrita clique no botão Texto/HTML presente na barra de ferramentas da tela de redigir mensagem.

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Gravando Mensagens no Rascunho

Gravar en el Borrador Gravar Mensagens no Rascunho

Caso você não tenha finalizado seu e-mail é possível gravá-lo para posterior edição e envio. Para tanto, clique no botão Gravar no Rascunho presente na barra de ferramentas da tela de redigir mensagem.

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Livro de Endereços

Utilize o Livro de Endereços para armazenar contatos ou endereços importantes pessoais e profissionais.

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Adicionar um Novo Contato

Nuevo > Nuevo Contacto Novo > Novo Contato

Na barra de ferramentas principal clique no botão Novo > Novo Contato ou no botão, Novo Contato, na barra de ferramentas do Livro de Endereços, para criar um novo registro. Os dados são divididos em quatro tipos, a saber:

  1. Pessoal: nome, sobrenome, sexo, data de nascimento...
  2. Casa: endereço, telefone residencial...
  3. Negócios: empresa, endereço, departamento...
  4. Perfil: informações extras e chave pública PGP.

Após inserir os dados, clique no botão OK.

Dados referentes a sobrenome e endereço de e-mail são obrigatórios para adicionar um novo contato.

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Editar um Contato

Livro de endereços Livro de endereços
botão Editar botão Editar
ícone Editar Usuário ícone Editar Usuário


Clique no botão Livro de endereços presente na barra de ferramentas principal. Em seguida, clique no botão Editar, no ícone Editar usuário localizado à direita da lista de Painel Principal (somente para usuários de Internet Explorer) ou use o botão direito do mouse, opção "Alterar Contato" (somente para usuários de Internet Explorer). Faça as alterações desejadas e clique no botão OK.

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Adicionar um Novo Grupo

Clique no botão Novo Grupo presente na barra de ferramentas do Livro de endereços. Na aba Emails do Grupo o nome que você deseja para o grupo no campo Nome do Grupo. Em seguida, selecione seus contatos do Box à esquerda e clique no botão Adicionar Ao finalizar a escolha dos contatos para seu novo grupo, clique no botão Adicionarda barra de ferramentas.

É possível ainda, ao clicar na aba Detalhes do Grupo, inserir dados adicionais a respeito do novo grupo, tais como: endereço, detalhes para contato e etc.

Eventualmente você poderá remover os contatos selecionados de um grupo. Para tanto, selecione o(s) contato(s) que deve(m) ser excluído(s) e clique no botão Remover localizado entre os dois boxes da aba Email do Grupo.

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Busca de Contatos

Búsqueda de Contactos Busca de Contatos

Para buscar um contado do Livro de endereços, clique no botão Busca de Contatos presente na barra de ferramentas do Livro de endereços. Há três opções de Busca: nome, sobrenome ou e-mail. Na aba Campos Avançados há novas opções de busca, tais como: empresa, endereço, cidade, estado e país. Após inserir o dado sobre o contato que se quer pesquisar clique em Localizar.

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Importar Contatos

Para importar seus contatos é necessário que os dados estejam em formato CSV. CSV é formatado por campos separados por vírgula, similar ao exemplo abaixo:

Primeiro nome,Último nome,E-Mail,Endereço,Cidade,....etc

Se você necessita importar um livro de endereços de outro programa como Microsoft Office Outlook, você pode exportar automaticamente o arquivo CSV diretamente pelo programa.

Para importar endereços contidos no Microsoft Office Outlook 2007 siga os passos abaixo:

  1. Abra o Microsoft Office Outlook 2007
  2. Clique em >Importar e Exportar >Exportar para um Arquivo >Valores Separados por Vírgula (Windows).
  3. Clique em Procurar e escolha um local no seu disco rígido para salvar o arquivo.
  4. Clique em Avançar.
  5. Clique em Concluir.
  6. Verifique se o arquivo foi gravado em .csv (letras minúsculas). Se “csv” estiver grafado em letras maiúsculas o renomeie para letras minúsculas.
  7. Clique no botão Livro de Endereços da barra de ferramentas principal.
  8. Livro de endereços Livro de endereços
  9. Clique no botão Importar.
    Importar Importar
  10. Clique no botão Procurar e localize o arquivo salvo anteriormente.
  11. Selecione o mesmo e clique em Abrir.
  12. Clique em Importar Arquivo.
  13. Selecione os campos correspondentes e clique no botão Importar. Lembrando: a coluna da direita corresponde às informações do arquivo a ser importado e a coluna da direita corresponde às informações do Webmail
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Exportar Contatos

Para exportar seus contatos é necessário que os dados estejam em formato CSV. CSV é formatado por campos separados por vírgula, similar ao exemplo abaixo:

Primeiro nome,Último nome,E-Mail,Endereço,Cidade,....etc.

Se você necessita exportar seu Livro de Endereços para outro programa você pode fazê-lo seguindo os passos abaixo:

  1. Abra Terra Mail, Clique no botão Livro de endereços da barra de ferramentas principal.
    Livro de endereços Livro de endereços
  2. Clique no botão Exportar.
    Exportar Exportar
  3. Clique em Salvar.
  4. Em seguida, selecione local onde gravar o arquivo e clique em Salvar.
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Excluir Contato ou Grupo

Internet Explorer

Para excluir um contato ou grupo clique no botão Livro de endereços da barra de ferramentas de Novo contato. Em seguida, clique no ícone Apagar Usuário localizado à direita do contato ou grupo a ser excluído. Clique em OK para confirmar a exclusão

Uma forma alternativa de excluir um contato/grupo é através do botão direito do mouse. Neste caso, ao passar o mouse por cima do endereço de e-mail você deve clicar o botão direito do mouse e selecionar a opção Apagar Contato.

É possível excluir mais de um contato/grupo ao mesmo tempo. Selecione os contatos/grupos a serem excluídos via primeira coluna de check box e clique no botão Apagar da barra de ferramentas do Livro de endereços. Clique em Ok para confirmar a exclusão.

O botão Apagar estará ativo após seleção de um contato/grupo via primeira coluna do check box.

FireFox

Para excluir um contato ou grupo clique no botão Livro de endereços da barra de ferramentas de Novo Contato. Selecione o(s) contato(s) que deve(m) ser excluído(s) e clique no botão Apagar selecionado presente na barra de ferramentas.

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Leitura de E-mail

Leitura de E-mail

Para ler e-mails clique em uma das pastas do Painel de Pastas e Opções. Este comando abrirá a Lista de Mensagens. Ao clicar em uma das mensagens seu conteúdo será mostrado no Painel de Visualização. Caso você queira visualizar este e-mail em tela inteira dê duplo clique na mensagem.

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Abrindo Anexos

A coluna à esquerda da coluna “De” presente na Lista de Mensagens indica se a mensagem recebida é acompanhada de um anexo. Os anexos são indicados por um ícone de clipe.

Caso o anexo de uma mensagem não abra automaticamente no Painel de Visualização role o cursor até o final da mensagem. Haverá no canto inferior esquerdo um link para que a mensagem seja aberta. Basta clicar no link para que o anexo seja aberto.

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Impressão de E-mail

Imprimir Imprimir

Para imprimir um e-mail selecione o mesmo a partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções. Em seguida, clique no botão Imprimir presente na barra de ferramentas principal e na barra de ferramentas da leitura de e-mail em tela inteira. Para finalizar a impressão, aceite o comando de imprimir do seu navegador.

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Movendo E-mails

Internet Explorer

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções selecione, via check box, a(s) mensagem(ns) que você quer mover. Em seguida, siga um dos passos descritos abaixo:

  1. clique no botão Mover Selecionado da barra de ferramentas principal. Selecione a pasta desejada para que a(s) mensagem(ns) seja(m) movida(s).
    Mover Seleccionado Mover Selecionado
  2. através da caixa de seleção localizada abaixo da Lista de Mensagens, selecione a pasta de destino e clique no botão Mover à esquerda.
  3. uma terceira alternativa para mover mensagens é arrastando-a para a pasta que se deseja. Para tanto, clique no ícone em forma de carta localizado à esquerda do assunto da mensagem.
Firefox

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções selecione (clique) a mensagem que você quer mover. Em seguida, clique no botão Mover Selecionado da barra de ferramentas principal. Clique na opção desejada para que a mensagem seja movida.

Mover Seleccionado Mover Selecionado

É possível mover mais de uma pasta ao mesmo tempo. Para tanto, selecione as mensagens com os botões “Shift” ou “Ctrl” do teclado. Após repita a operação descrita acima.

Armazenamento de mensagens no webmail

De tempos em tempos, o webmail realiza uma limpeza automática nas pastas de mensagens. Para guardar suas mensagens com segurança por um período prolongado, sugerimos que você as coloque em pastas personalizadas* ou baixe-as com um programa de e-mail para seu computador. Veja abaixo o tempo limite de armazenamento de cada pasta do webmail:

• Caixas de entrada de contas de acesso Terra - 45 dias

• Caixas de entrada do Terra Mail Gigante - 90 dias

• Pastas personalizadas* - sem limite

• Pasta Spam - 30 dias

• Pasta Lixeira - 15 dias

* Exclusivo para usuários do Terra Mail Gigante

É possível mover mais de uma pasta ao mesmo tempo. Para tanto, selecione as mensagens com os botões “Shift” ou “Ctrl” do teclado. Após repita a operação descrita acima.

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Deletando E-mails

Internet Explorer

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções selecione (clique) a mensagem que você quer deletar. Em seguida, clique no botão Deletar Selecionado da barra de ferramentas principal.

Importante:: a ação de “deletar” um e-mail implica em enviá-lo para a pasta Lixeira. Para limpar a lixeira e excluir definitivamente os e-mails armazenados nela clique no ícone Limpar Lixeira, à direita da pasta Lixeira.

Firefox

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções selecione (clique) a mensagem que você quer deletar. Em seguida, clique no botão Deletar Selecionado da barra de ferramentas principal.

Importante:: a ação de “deletar” um e-mail implica em enviá-lo para a pasta Lixeira. Para limpar a lixeira e excluir definitivamente os e-mails armazenados nela clique no ícone Limpar Lixeira, à direita da pasta Lixeira.

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Classificar E-mail como É SPAM / NÃO É SPAM

Internet Explorer

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções (exceto pasta Spam) selecione via check Box, a(s) mensagem(ns) que você quer classificar como Spam. Em seguida, clique no botão É Spam localizado na barra de ferramentas principal.

É possível ainda, ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma mensagem na Lista de Mensagens, e classificá-la como Spam. Para tanto, selecione a opção Marque como Spam.

Importante: a ação de “marcar” o e-mail como spam implica em enviá-lo para a Caixa Spam. Os e-mails da caixa Spam são eliminados após 30 dias.

Para desclassificar uma mensagem como Spam clique na pasta Spam presente no Painel de Pastas e Opções. Selecione a(s) mensagem(ns) a serem desclassificadas, via check Box, e em seguida clique no botão Não É Spam localizado na Barra de Ferramentas principal.

Um modo alternativo de desclassificar como Spam é através do botão direito do mouse. Siga os mesmos procedimentos para classificar como Spam através do botão direito do mouse e selecione a opção Desmarcar Spam.

FireFox

A partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções (exceto pasta Spam) selecione via check Box, a(s) mensagem(ns) que você quer classificar como Spam. Em seguida, clique no botão É Spam localizado na barra de ferramentas principal.

É possível ainda, ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma mensagem na Lista de Mensagens, e classificá-la como Spam. Para tanto, selecione a opção Marque como Spam.

Importante: a ação de “marcar” o e-mail como spam implica em enviá-lo para a Caixa Spam. Os e-mails da caixa Spam são eliminados após 30 dias.

Para desclassificar uma mensagem como Spam clique na pasta Spam presente no Painel de Pastas e Opções. Selecione a(s) mensagem(ns) a serem desclassificadas, via check Box, e em seguida clique no botão Não É Spam localizado na Barra de Ferramentas principal.

Um modo alternativo de desclassificar como Spam é através do botão direito do mouse. Siga os mesmos procedimentos para classificar como Spam através do botão direito do mouse e selecione a opção Desmarcar Spam.

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Ver Cabeçalho

Para visualizar o cabeçalho de um e-mail selecione-o a partir da Lista de Mensagens de uma das pastas do Painel de Pastas e Opções. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Ver Cabeçalhos. Caso a mensagem esteja sendo visualizada em tela inteira, clique no botão Ver Cabeçalhos presente na barra de ferramentas.

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Gerenciador de Pastas

Criar novas Pastas

As pastas criadas são sub-pastas da pasta Pessoal. Há dois modos de criar uma pasta. São eles;

  1. Clique em Gerenciador de Pastas em seguida clique no botão Nova Pasta. Abrirá uma tela. Nesta, insira o nome da nova pasta e selecione onde deseja criar a pasta. Por fim, clique no botão Adicionar Pasta.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre as pastas do Painel de Pastas e Opções e em seguida clique na opção Nova Pasta ou Nova Sub-pasta, caso esteja sobre uma pasta das pastas Pessoais. Abrirá uma tela. Nesta, insira o nome da nova pasta e selecione onde deseja criar a pasta. Por fim, clique no botão Adicionar Pasta. (esta opção não está disponível para usuários do navegador Firefox)
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Renomear uma Pasta

Há dois modos de renomear uma pasta. São eles:

  1. Clique em Gerenciador de Pastas e em seguida clique na barra de opções ao lado nos dizeres “Selecione pasta para renomear”. Selecione uma das pasta. Escreva o novo nome no campo à direita e clique no botão Renomear.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Pessoal a ser renomeada. Selecione a opção Renomear Pasta. Escreva o novo nome no campo que será aberto e aperte a tecla “enter” do teclado do seu computador. (esta opção não está disponível para usuários do navegador Firefox)
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Excluir uma Pasta

Há dois modos de excluir uma pasta. São eles:

  1. Clique em Gerenciador de Pastas. Clique no ícone Apagar correspondente à pasta que deve ser deletada. Confirme a exclusão.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deve ser excluída. Selecione a opção Apagar Pasta. Confirme a exclusão.
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Opções do Webmail

Seu Nome:
nome que aparecerá para o destinatário do seu e-mail.
Responder Para:
endereço de e-mail no qual você receberá as respostas dos e-mails enviados. Este endereço não precisa ser, necessariamente, @terra.
Ordenar por:
o campo (coluna) pelo qual você quer ordenar a lista de e-mails.
Taxa de Atualização da Caixa de Entrada:
escolha, dentre as opções, o tempo de atualização da Caixa de Entrada (em minutos).
Número de Mensagens à Mostra:
número máximo de mensagens que você quer que sejam visualizados na Lista de Mensagens.
Formato de Hora:
opte pelos formatos 12 horas ou 24 horas.
Formato de Data:
selecione o tipo de formato de data de sua preferência.
Fuso Horário:
selecione o fuso horário em que você se encontra.
Especificar Padrão de Codificação de Mensagens:
se refere ao padrão de codificação para o conteúdo das mensagens ao enviar e-mail.
Bloquear Imagens nas Mensagens de E-mail:
permite bloquear links e imagens em mensagens recebidas. Pode-se optar pelo bloqueio em todas as mensagens, bloqueio para todos com exceção dos contatos na lista de endereços ou nenhum bloqueio.
Auto-completar Endereço:
sugerir nomes do Livro de Endereços ao preencher os campos Para, Cc e Cco.
Detalhes da Mensagem:
ao selecionar esta opção os detalhes da mensagem serão mostrados.
Esvaziar a Lixeira Automaticamente:
ao selecionar esta opção, todas as mensagens enviadas para a pasta Lixeira são automaticamente deletadas.
Apagar Lixeira ao Sair:
ao selecionar esta opção, a pasta Lixeira será esvaziada automaticamente ao sair do Webmail através do botão Sair.
Editor de E-mail HTML:
ao selecionar esta opção você irá redigir suas mensagens em editor HTML ao invés de redigi-lo em texto corrido.
Nova Janela:
ao selecionar esta opção suas mensagens abrirão em uma nova janela (pop-up).
Assinatura:
escolha uma assinatura para ser adicionada ao final da sua mensagem.
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Configurações

Criar nova caixa postal

Para criar e-mails adicionais, basta acessar a opção Configurações no Terra Mail e clicar em Criar nova Caixa Postal.

• Preencha o formulário com as informações solicitadas.

• Para verificar se o e-mail desejado está disponível, clique no botão Testar username.

OBS: A Caixa Postal adicional deve conter, assim como o login, no mínimo três e no máximo vinte caracteres e não pode estar em utilização no momento.

• Nesta tela você também pode escolher se deseja proteger a sua caixa postal com o Email Protegido Terra.

• Clique no botão Salvar para concluir.

Após concluir, sua nova caixa postal já estará aparecendo na opção Gerenciar Caixas Postais do Terra Mail.

Gerenciar caixas postais

A opção "Gerenciar Caixas Postais" permite que você visualize todas as caixas postais inclusas no seu cadastro, assim como as características de cada uma delas. Além de visualizar suas caixas postais, você também poderá adicionar novos e-mails e alterar as características das já existentes.

A) Caixa postal: Refere-se ao nome de usuário do e-mail.

B) Espaço ocupado: Refere-se ao espaço da caixa postal que está sendo utilizado atualmente. Informa também o total de espaço disponível.

C) E-mail Protegido: Informa se o E-mail Protegido está habilitado.

D) Antispam: Informa o status das duas proteções.

Proteger caixas postais e remover proteção

É possivel ativar e desativar a proteção de e-mail através da opção "Gerenciar Caixas Postais", para isto, basta selecionar a conta desejada e clicar na opção correspondente.

A) Para selecionar as caixas postais adicionais que deverão ser protegidas, acesse a área de "Configurações" do site Terra Mail. Clicar no link "Gerenciar Caixas postais". Selecione a caixa que você quer proteger e clique no botão "Proteger caixa(s)".

B) Para selecionar as caixas postais adicionais que deverão ser desprotegidas, acesse a área de "Configurações" do site Terra Mail. Clicar no link "Gerenciar Caixas postais". Selecione a caixa que você quer desproteger e clique no botão "Remover proteção".

Remover caixa postal

Para remover uma caixa postal do seu cadastro, acesse as configurações do Terra Mail e entre na opção "Gerenciar caixas postais". Selecione a conta de e-mail que deseja remover e clique no botão Remover.

Ao retornar para a tela principal do "Gerenciar e-mail", a caixa postal removida anteriormente não estará mais presente na lista de e-mails.

Filtros e Proteção

E-mail Protegido

Na pasta “Utilitários”, acesse a pasta “Configurações” e clique em “E-mail Protegido”. Selecione as opções que deseja habilitar e salve.

A) Toda a configuração do E-mail Protegido é feita online no site do Terra Mail. Entre com seu username principal e senha de acesso nos campos de login. Acesse a pasta "Configurações" e depois no link "Email Protegido". Você pode habilitar ou suspender a ação do antivírus, montar a sua lista de endereços e domínios bloqueados ou aceitos, gerenciar a proteção nas suas caixas adicionais, além de habilitar e configurar bloqueios anti-spam.

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Compartilhar proteção

Você pode escolher se quer compartilhar as configurações de proteção de sua conta principal, e também decidir o nível de compartilhamento.

A) Nenhum: nenhuma configuração, filtros e demais funcionalidades do E-mail Protegido serão compartilhadas

B) Todas as configurações: todas as configurações, filtros e demais funcionalidades do E-mail Protegido serão compartilhadas.

C) Apenas listas e filtros: somente as configurações de listas e filtros serão compartilhadas entre as contas.

Para proteger outras caixas postais, você deve acessar o site do Terra Mail com o username principal da conta, clicar em "Gerenciar Caixas Postais" na área "Configurações".

Na área de gerenciamento de e-mail, selecione as caixas postais as quais deseja proteger e clique em "Proteger caixa(s)". Veja qual o limite de caixas que ainda podem ser protegidas, informado no texto acima da área de gerenciamento de e-mail. É importante lembrar que apenas a caixa postal principal (a que é usada como username de acesso) pode selecionar quais e-mails devem ser protegidos. Se você não está usando seu username e senha principais, vá até a capa do Terra Mail e realize novo login.

Para que as caixas utilizem as mesma configurações (listas, bloqueios e demais funcionalidades) de sua conta principal, acesse o link do Email Protegido na área de Configurações do seu Terra Mail. Clique no botão "Configurações" e em seguida em "Compartilhar Proteção". Dessa forma, qualquer alteração feita em uma das caixas compartilhadas valerá para todas. Caso as caixas protegidas não sejam compartilhadas, você pode optar por personalizar cada uma delas. Se você não estiver usando seu username principal, você só poderá usar o compartilhamento para definir se esta caixa irá receber ou não as mesmas configurações da caixa principal. Para fazê-lo, siga o processo acima. Entretanto, essas configurações só valerão se esta caixa estiver protegida. Lembramos que apenas a conta de e-mail principal pode alterar esta opção.

O E-mail Protegido Terra verifica a presença de vírus apenas em arquivos enviados por e-mail. Tenha em mente que os vírus podem chegar até a sua máquina de várias formas seja no uso de disquetes, de CDs gravados com arquivos contaminados, de redes internas e de qualquer outra forma de transferência de arquivos entre computadores.

Antivírus

O sistema de antivírus está instalado e faz todas as verificações diretamente nos servidores do Terra. Com esta arquitetura você não precisa instalar programas no seu computador ou plugins no seu navegador.

Esse modelo também permite que o antivírus seja atualizado automaticamente com as novas definições de vírus liberadas pela McAfee. O Terra possui um canal exclusivo e privilegiado com o fornecedor, o que garante que teremos sempre as atualizações em primeira mão, antes mesmo dos usuários domésticos da McAfee. Com isso, o antivírus do Terra sempre estará trabalhando com a versão mais recente do programa.

Se você já possui um antivirus em seu computador, recomendamos que o mesmo continue ativado, pois o antivirus do seu Terra Mail somente protegrá seu computador de vírus vindos através de mensagens de correio eletrônico e não de vírus originados de outros meios, como por exemplo, disquetes, cds, páginas da web e etc.

O antivirus do Terra Mail esta pemanentemente monitorando suas mensagens, e entra em ação em duas situações distintas:

  1. Quando receber um e-mail com vírus, o Terra Mail bloqueará a mensagem que estiver contaminada. Um aviso será enviado, especificando qual e-mail está infectado. Essa funcionalidade poderá ser desativada na interface de Configuração, caso não queira mais receber os avisos de e-mails infectados. No caso de arquivos compactados, o antivírus verificará cada arquivo. Constatada a presença de vírus, o e-mail será bloqueado
  2. O antivírus também verificará todos os e-mail enviados. Caso seu e-mail contenha algum virus, receberás uma mensagem de erro e um e-mail de notificação do sistema do E-mail protegido Terra, informando que seu e-mail não foi enviado porque continha virus.

As mensagens que chegam a sua caixa de correio eletrônico, todas elas já foram verificadas pelo antivirus do servidor do Terra. Não será neccessário verificar um anexo antes de abrí-lo porque o mesmo já passou por verificação e foi constatado como livre de virus. A certificação vem impressa em todos os e-mails do usuário no rodapé do e-mail.

Para ativar o antivírus, selecione a opção “habilitado” ao lado de “Antivírus” e clique em “Salvar”.

Você ainda pode habiltar mais duas funcionalidades:

a. Receber aviso sobre mensagens com vírus

Quando habilitado, você recebe um aviso por e-mail informando que uma mensagem com vírus foi enviada a sua caixa postal. A mensagem com vírus será automaticamente apagada.

b. Inserir rodapé nas mensagens

O E-mail Protegido do Terra insere um aviso nos rodapés de todas as mensagens recebidas, identificando que elas foram analisadas pelo antivírus do servidor do Terra.

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Anti-spam

É considerado spam todo e-mail comercial não solicitado. Entretanto, a expressão acabou englobando outros e-mails indesejáveis como correntes e alertas. Para bloquear o recebimento de spam, você deverá incluir o remetente da mensagem em sua lista de bloqueados. Caso o mesmo remetente seja incluído em mais de 2000 listas individuais de bloqueados, ela será automaticamente colocado na lista negra dos globalmente bloqueados e não terão suas mensagens enviadas para nenhum usuário do Terra.

A. Mover mensagens indesejadas para a pasta "SPAM"

Quando habiltada esta opção, as mensagens consideradas SPAM serão automaticamente recebidas na pasta “SPAM”. Quando desabilitada, as mensagens identificadas como SPAM serão recebidas na “Caixa de Entrada” com a palavra “[SPAM]” antes do assunto do e-mail.


B. Inserir rodapés nas mensagens

O Anti-spam insere um aviso no rodapé de todas as mensagens classificadas, auxiliando o gerenciamento de suas mensagens.

C. Lista de endereços/domínios bloqueados

Para habilitar o Bloqueio de Endereços, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, marque a opção "habilitado" ao lado de "Bloqueio de endereços/endereços" e clique em "OK gravar". Depois disso, clique nos botões "Editar" localizados abaixo para editar suas listas de endereços e domínios bloqueados e aceitos

A lista de bloqueados é composta por todos aqueles endereços e domínios que você não deseja mais receber mensagens. Você pode cadastrar até 1.500 endereços de e-mail ou domínios bloqueados. Mesmo que um endereço ou domínio esteja na lista negra do Bloqueio Básico, ele será entregue para todos os usuários que o tiverem nas suas listas de aceitos. Por exemplo: algumas pessoas enviam mensagens a um grupo de amigos e colocam os endereços no campo Cópia Oculta (BCC), deixando o campo Para (To) em branco. Uma mensagem com essa característica seria descartada pelo Bloqueio Básico. Mas se este remetente estiver em sua lista de aceitos, a mensagem dele chegará em sua caixa postal de qualquer maneira.

Assim como, com o domínio spamchato.com.br, nenhum e-mail que tenha este domínio será entregue na sua caixa postal se este domínio estiver na lista de "bloqueados", não importa o username que enviou a mensagem. Da mesma maneira, se você cadastrar um domínio com.br, bloqueará todos os e-mails que foram originados em domínios comerciais brasileiros. Nesse caso, você ainda continuará recebendo e-mails que sejam gov.br ou org.br. Em um caso extremo, você pode cadastrar apenas o domínio br, o que bloqueará todos os e-mails originados no Brasil. Portanto, o mau uso desse bloqueio pode trazer alguns inconvenientes. Preste atenção antes de cadastrar um domínio em sua lista. O remetente não receberá nenhum retorno e não ficará sabendo que a mensagem não foi entregue por motivo de bloqueio.

Para adicionar endereços ou domínios em sua lista de bloqueados, escreva no campo de texto o endereço ou domínio de e-mail que você deseja bloquear e clique em "Adicionar endereços/domínios". Desta forma, qualquer e-mail recebido deste endereço ou domínio será considerado spam e não será direcionado à sua caixa postal; Caso queira remover algum endereço ou domínio da lista para voltar a receber e-mails deste remetente, você deve selecionar o(s) item(ns) na lista e clicar em "Remover endereços/domínios";

Para que o bloqueio de endereços e domínios funcione, é indispensável que você habilite a opção "Bloqueio de endereços/domínios". Para habilitá-la, acesse a interface do E-mail Protegido, escolha a opção "habilitado" no ítem "Bloqueio de endereços/domínios" e clique em "OK gravar";

Para desabilitar toda lista de bloqueados temporariamente sem ter que apagá-la, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, escolha a opção "desabilitado" no ítem "Bloqueio de endereços/domínios" e clique em "OK gravar".

D. Lista de endereços/domínios aceitos

A lista de aceitos, por outro lado, é composta por endereços e domínios dos quais você quer receber mensagens. Você pode cadastrar até 1.500 endereços de e-mail ou domínios aceitos

Para adicionar endereços ou domínios em sua lista de aceitos, escreva no campo de texto o endereço ou domínio de e-mail que você deseja receber e clique em "Adicionar endereços/domínios". Desta forma, qualquer e-mail recebido deste endereço ou domínio será enviado para sua caixa postal, mesmo que a mensagem seja considerada spam pelo bloqueio básico (no caso de vir com o campo "De" (From) em branco ou com os campos "Para" (To) e "Cópia" (CC) ambos sem preenchimento) ou pelo superbloqueio de mensagens;

Caso queira remover algum endereço ou domínio da lista para receber apenas os e-mails deste remetente que passarem no bloqueio básico, você deve selecionar o(s) item(ns) na lista e clicar em "Remover endereços/domínios"; Para que a lista de endereços e domínios aceitos funcione, é indispensável que você habilite a opção "Bloqueio de endereços/domínios". Para habilitá-la, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, escolha a opção "habilitado" no ítem "Bloqueio de endereços" e clique em "OK gravar";

Para desabilitar toda sua lista de aceitos temporariamente sem ter que apagá-la, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, escolha a opção "desabilitado" no ítem "Bloqueio de endereços/domínios" e clique em "OK gravar".

E. Superbloqueio de mensagens

O Superbloqueio intercepta todas as mensagens que você recebe, só deixando passar as mensagens de usuários que estão cadastrados na sua lista de endereços/domínios aceitos.

Para habilitar o Superbloqueio, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, marque a opção "habilitado" ao lado deste ítem e clique em "OK gravar".

Para editar sua lista de e-mails aceitos pelo Superbloqueio, utilize a mesma lista de endereços e domínios abertos usada pela "Bloqueio de endereços/domínios".

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Extrato Diário

Este extrato informa o total de e-mail bloqueados e, para cada e-mail bloqueado, informa os campos De, Assunto, data/hora e o motivo pelo qual o e-mail foi bloqueado. O envio desse extrato é diário e ele apresenta uma lista com todos os e-mails que foram bloqueados pelo sistema no dia anterior. Há uma configuração na interface do E-mail Protegido que permite que você habilite ou não o recebimento diário desse extrato no formato HTML.

Para habilitar o Extrato Diário, acesse a interface do E-mail Protegido no site do Terra Mail, marque a opção "habilitado" ao lado de "Receber extrato diário de mensagens bloqueadas" e clique em "OK gravar".

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Alertas SMS

O Terra envia mensagens SMS (torpedos) para o usuário, notificando-o de todos os novos e-mails filtrados pelas regras definidas no momento da habilitação do serviço. Assim, a cada novo e-mail recebido pelo usuário em sua caixa postal, o sistema verificará se é correspondente a um critério cadastrado para alertas. Caso os filtros detectem esse critério, o usuário receberá o aviso em seu celular.

O alerta é enviado automaticamente pelo sistema do Terra ao usuário imediatamente após o recebimento da mensagem pela caixa postal do usuário.

O serviço só pode ser acessado em aparelhos que tenham o envio e recebimento de SMS habilitado. Verificar essa informação no manual de usuário de seu aparelho.

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Criar um alerta SMS

Para criar um alesrta SMS, acesse a área de Configurações e em seguida clique em Criar um alerta SMS na área de Alertas SMS.

a. Leia as condições de uso e clique no botão OK-Aceitar.

b. Crie um apelido e insira o nº do celular. Clique em Salvar.

c. Você receberá em seu celular a chave de confirmação. Digite-a no campo Chave de confirmação. Salve.

d. Defina o critério de filtro, escolhendo o campo e a palavra-chave que definirá que você receberá um alerta SMS toda vez em que a palvra-chave aparecer no campo escolhido dos seus e-mails recebidos

e. Escolha a pasta a ser direcionada a mensagem.

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Gerenciar seus alertas

A. Celulares cadastrados

Aqui você encontra a lista de todos os seus celulares cadastrados e se eles estão pendentes de confirmação. No caso de status “PENDENTE”, solicite uma nova “Chave de confirmação” (vide item “Criar um alerta SMS)”.

B. Criar alerta

Vide “Criar um alerta SMS

C. Editar alertas

Aqui você pode editar seus aletars alterando:
Telefone; Status; Campo; Retrição ou Palavra-chave

D. Apagar alertas

Selecione o alerta a ser excluído de suas configurações e clique no botão Remover alertas SMS.

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Filtros de pastas

Você pode criar regras para classificar as mensagens recebidas, movendo-as automaticamente para outras pastas ou para a lixeira. Para isso, clique no botão, clique no botão Filtros na área de "Configurações" do site. Na janela que abrir crie a regra que você deseja escolhendo o campo que deve ser verificado, a restrição, a palavra a ser procurada e a pasta-destino da ação. Em seguida, clique em Criar.

Nesta página, você pode visualizar todos os filtros já criados e pode escolher se deseja editá-los, além de habilitá-los ou desabilitá-los individualmente. Para isso, basta você selecionar os filtros que deseja mudar o status e clicar no botão "Ligar" ou "Desligar". Essa funcionalidade é muito útil se você deseja desligar um filtro temporariamente sem ter que excluí-lo de sua conta.

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Outras opções

Resposta automática

Importante!
Usuários que enviarem mensagens para caixas postais com a Resposta automática habilitada receberão somente um retorno a cada sete dias. Somente depois deste prazo é que uma nova resposta automática será enviada. Use a "Resposta automática" para criar uma mensagem de confirmação de recebimento de e-mail que será encaminhada automaticamente para o remetente dos e-mails recebidos em sua caixa postal. Para configurar esse serviço, acesse as "Configurações" e entre na opção "Resposta automática". A tela abaixo será apresentada: clique em "Ligar".

O status da situação da Secretária Terra mudará para "Ligado". Agora é necessário editar sua resposta automática. Para isso, clique em "Configurar mensagem". Aparecerá a tela a seguir, onde basta preencher o formulário com as informações solicitadas.

Configure também os endereços aos quais não será enviada a resposta automática. Clique em Salvar após incluí-los para finalizar o processo de configuração.

Com a resposta automática ativada, você também pode programar uma data para que ela seja desativada automaticamente. Basta preencher o campo do Agendamento da desativação e clicar em Salvar data.

Dados pessoais

Atualize seus dados pessoais e mantenha seu cadastro atualizado.

Apelido

Você pode criar um apelido para o seu e-mail que servirá como um segundo endereço eletrônico para uma única caixa postal. Para efetuar a criação do apelido do e-mail, acesse as Configurações e clique na opção Apelido. Depois, clique no botão Criar.

Aparecerá a tela abaixo. Preencha o campo com o apelido desejado e clique em Salvar. Lembre-se: neste campo você deverá digitar o endereço de e-mail que servirá como apelido para sua caixa postal. O apelido poderá conter até vinte caracteres alfanuméricos (letras e números) e não poderá conter acentuação ou caracteres especiais.

OBERVAÇÃO: Você poderá utilizar ponto ( . ) ou underline ( _ ) para separar nomes no apelido do seu e-mail. Clique em Testar apelido para verificar se o apelido escolhido está disponível. Aparecerá novamente a tela do status do apelido, indicando que sua caixa postal agora possui dois endereços. Clique no botão Voltar para concluir.

Para remover o apelido da caixa postal, basta acessar novamente as Configurações, selecionar a opção Apelido e clicar no botão Remover.

Troca de Senha

Troque sua senha e deixe seus dados seguros.

Redirecionamento

Essa ferramenta redireciona todas as mensagens que seriam recebidas em uma caixa postal para outro endereço de e-mail. Quando um e-mail for enviado para determinada conta que possui redirecionamento, essa mensagem apenas chegará no servidor e será direcionada para o endereço cadastrado no redirecionamento. Para configurar este serviço, acesse as Configurações e clique na opção Redirecionamento. Após isso, clique em Redirecionar mensagens, como mostra a figura abaixo:

Será exibida a tela abaixo. Para ativar o redirecionamento de seu e-mail, preencha o campo com o endereço desejado e clique em Redirecionar.

Você será levado novamente para a tela de configuração, onde o redirecionamento de mensagens atualmente ativo é informado.

Se, após feito o redicionamento, você desejar desativá-lo, basta selecionar clicar no botão "Cancelar redirecionamento".

Acesso pelo Celular

Terra Mail Wap

O Terra Mail Wap é a versão para celulares do Terra Mail que você já costuma acessar pela Web.

Para acessar o Terra Mail Wap você precisa ter uma caixa postal no Terra (conta principal ou caixa postal adicional) e um celular com tecnologia Wap devidamente habilitado pela sua operadora. Caso você tenha alguma dúvida relacionada com a configuração do seu telefone, entre em contato com o suporte da sua operadora. A versão Wap do Terra Mail permite que você leia e envie e-mails pelo celular. É possível gerenciar a sua Agenda de Contatos também. Porém, você não terá acesso aos anexos contidos nas mensagens recebidas.

Não há qualquer pagamento adicional ao Terra pela utilização desta funcionalidade. A utilização do tempo de conexão do celular com a Internet é tarifada pela sua operadora conforme tabela de preços própria.

Para acessar o Terra Mail Wap em celulares da Vivo, entre no menu WAP e selecione "Portais" ou "Portais WAP". Em seguida, selecione "Terra" e depois a opção "E-mail". Em celulares de outras operadoras, digite http://wapmail.terra.com.br no navegador Wap do seu celular.

O tutorial abaixo apresenta exemplos com o funcionamento do Terra Mail Wap:






Para ler seus e-mails através do celular, acesse o endereço http://wapmail.terra.com.br em um aparelho que tenha suporte a WAP e digite seu username e senha do Terra Mail.






Você será encaminhado ao Menu Principal, onde poderá acessar sua Caixa de Entrada, escrever uma Nova Mensagem ou consultar sua Agenda de Contatos.


- Caixa de entrada








A caixa de entrada apresenta os e-mails recebidos na sua caixa postal. Para ler uma mensagem, basta selecioná-la e clicar no botão OK de seu aparelho.
Atenção:
Você só poderá visualizar as mensagens da sua CAIXA DE ENTRADA através do Wap Mail. Para acessar outras pastas criadas via IMAP, você deve entrar no webmail através de um browser comum.


- Nova Mensagem




Para escrever um e-mail, basta clicar em Nova Mensagem e preencher os campos que forem relevantes:

Para (o principal destinatário)
Escreva o endereço eletrônico da pessoa que é o principal destinatário da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.

Cópia
Escreva o endereço eletrônico da pessoa que é o principal destinatário da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.

Cópia oculta
Use a cópia oculta para mandar uma mensagem na qual você não deseja mostrar o endereço de um ou mais destinatários. Todos os endereços que estiverem no campo Cópia oculta não aparaecerão para os demais destinatários da mensagem.

Assunto
Preencha este campo com o assunto da mensagem.

Mensagem
Use o espaço em branco para escrever o texto da sua mensagem. Se você tiver uma assinatura criada, ela aparecerá automaticamente no texto da mensagem.


- Agenda de Contatos









Você poderá acessar sua Agenda de Contatos clicando no link correspondente. Ali, você poderá adicionar novos contatos ou buscar nomes já existentes.
Dica:
Ao visualizar uma mensagem, você pode clicar no nome do remetente para adicioná-lo rapidamente à sua Agenda de Contatos.