Fale Com o Terra

Caso suas dúvidas não sejam esclarecidas através de nossos textos de ajuda, você ainda conta com os links abaixo para lhe auxiliar:



Terra Mail: Ajuda
Novidades Terra Mail

Novo visual:
mais bonito e mais fácil de usar;
Mensagens pré-definidas:crie e armazene textos prontos para serem enviados com seus e-mails;
Adicionar contatos após envio: agora você tem a opção de incluir novos endereços na sua lista após enviar um e-mail para eles pela primeira vez;
Emoticons e imagens de fundo: deixe suas mensagens mais bonitas, divertidas e com a sua cara;
Limpar lixeira na página principal: agora ficou mais rápido organizar e excluir suas mensagens.



Caixa de entrada

Ao digitar o seu username e sua senha no Terra Mail, você acessará a página inicial do seu Terra Mail. Clicando na área "Webmail", você acessará a caixa de entrada do seu email. A caixa de entrada apresenta as mensagens da sua caixa postal. A quantidade de mensagens que a caixa de entrada mostra por página pode ser alterada no item Opções do Webmail > Preferências.

A caixa de entrada contém 4 colunas:

A primeira apresenta um checkbox que é utilizado para selecionar uma mensagem para ser deletada ou inserir seu remetente numa lista de endereços bloqueados ou aceitos (essa função só está disponível para usuários que possuem E-mail Protegido Terra).

A segunda coluna possui o ícone de um envelope e é de uso exclusivo de portadores do Terra Mail Gigante. O envelope se mostrará fechado caso a mensagem não tenha sido lida e aberto se tratar-se de uma mensagem já lida.

A terceira coluna, representada por um clipe de papel, avisa o usuário quando a mensagem recebida possui algum arquivo anexado. Se o clipe aparecer ao lado da mensagem, siginifica que um arquivo foi anexado a ela.

A quarta coluna mostra o ícone quando se tratar de uma mensagem marcada como importante pelo remetente. A coluna De indica o remetente da mensagem recebida.

A coluna Assunto indica o assunto escolhido pelo remetente.

A coluna Data apresenta a data e hora quem a mensagem foi recebida.

A coluna Tamanho indica o tamanho (em Kb) da mensagem.

Você pode ordenar as mensagens pela data, assunto, tamanho ou remetente, todas em ordem crescente ou decrescente, clicando uma ou duas vezes sobre o título da coluna. A ordenação padrão do Terra Mail é por data de recebimento (da mais recente para a mais antiga).

Os campos De e Assunto, ao serem clicados, permitem a leitura da mensagem.



Como apagar mensagens:
1. Clique no checkbox correspondente à mensagem que você quer apagar (uma ou mais) ou selecione todas clicando no checkbox que fica no topo da coluna.
2. Em seguida, ainda com as mensagens selecionadas, clique no botão apagar.
Usuários que possuem a versão Gigante do serviço, terão suas mensagens apagadas enviadas para a pasta Lixeira, de onde serão excluídas permanentemente apenas ao encerrar a sessão clicando no item "Sair", localizado no topo da página, ou "Sair", localizado no menu esquerdo.
As mensagens apagadas permanentemente não poderão ser recuperadas em hipótese alguma.
Como ler mensagens:

Para ler uma mensagem, clique nos campos De ou Assunto.
Você pode navegar pelas mensagens recebidas através dos botões de Próxima e Anterior que aparecem na fim da mensagem que está sendo visualizada.
Quando você estiver lendo uma mensagem, pode clicar no botão adicionar rementente, ao lado do endereço do remetente, para adicioná-lo à sua agenda de endereços. Para adicionar algum nome que consta na lista de destinatáios, clique sobre o endereço no campo Para que uma janela de adicionar novo contato se abrirá.
O botão de imprimir prepara a mensagem para ser impressa em um formato simplificado. Basta aguardar que a mensagem abra em uma nova janela e clicar no botão de imprimir do seu navegador.

Atenção:
Os e-mails armazenados em nossos servidores por mais de 45 dias são excluídos automaticamente, não havendo possibilidade de recuperá-los.
Caso você queira manter suas mensagens guardadas em seu computador, recomendamos a utilização de um programa de correio eletrônico (outlook, outlook express, etc). Para configurá-lo, veja o passo-a-passo de configuração na área de "Configurações" do Terra Mail.





Como escrever mensagens:

Para escrever uma nova mensagem, clique em Nova mensagem, localizado na barra superior da caixa de entrada, e preencha os campos que forem relevantes:

Para (o principal destinatário)
Escreva o endereço eletrônico da pessoa que é o principal destinatário da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.
Você pode selecionar os destinatários através da sua agenda de endereços.

Entre na agenda de endereços clicando sobre o "Para" quando estiver escrevendo a mensagem,

Cópia Escreva o endereço eletrônico da pessoa para quem você quer mandar uma cópia da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.
Você pode selecionar os destinatários através da sua agenda de endereços. Entre na agenda de endereços clicando sobre o "Cópia" quando estiver escrevendo a mensagem. Cópia oculta Use a cópia oculta para mandar uma mensagem na qual você não deseja mostrar o endereço de um ou mais destinatários. Todos os endereços que estiverem no campo Cópia oculta não aparaecerão para os demais destinatários da mensagem.
Você pode selecionar os destinatários através da sua agenda de endereços. Entre na agenda de endereços clicando sobre o "Cópia Oculta" quando estiver escrevendo a mensagem. Assunto Preencha este campo com o assunto da mensagem. Checkboxes

Marque ou não as seguintes opções para sua mensagem:

Urgente! - marca a mensagem como urgente para o destinatário
Confidencial - marca a mensagem como confidencial para o destinatário
Importante - marca a mensagem como de alta prioridade para o destinatário
Editor html - envia a mensagem em formato html

Anexos Siga estes passos para anexar arquivos às suas mensagens: 1. Clique em Anexar e uma nova página será mostrada.
2. Clique no botão Procurar (ou browse) e selecione um arquivo do seu disco rígido.
3. Clique em Anexar para adicionar este arquivo. (Repita os passos 2 e 3 para anexar mais de um arquivo).
4. Clique em Salvar quando terminar a seleção dos arquivos. (Você voltará automaticamente para a página de escrever mensagem). Continue escrevendo sua mensagem ou adicione outros arquivos. Antes de enviar a mensagem, você poderá remover algum dos anexos através de um checkbox ao lado do nome do arquivo.
5. Quanto tudo estiver OK, clique em Enviar .

Como ver um arquivo anexado

Quando uma mensagem possui um arquivo anexado, o nome do anexo será mostrado quando você estiver lendo a mensagem.

Você pode clicar no nome do arquivo para ver o seu conteúdo.

Se a visualização do arquivo recebido não for compatível com o seu navegador, clique no nome do arquivo anexado e baixe-o para o seu computador para visuazá-lo com o programa adequado. Corretor ortográfico Escolha um idioma e clique em Corretor. As palavras com grafia errada aparecerão destacas e, quando você passar o mouse sobre elas, aparecerá uma caixa de seleção com algumas sugestões para correção. Selecione a palavra correta e clique em OK para corrigi-la. Menu HTML

Se o checkbox Editor HTML estiver selecionado, um menu de ferramentas aparecerá sobre o espaço da mensagem. Veja a seguir o que faz cada um do ítens:

Recortar - recorta um trecho da mensagem selecionado previamente;
Copiar - copia um trecho da mensagem selecionado previamente;
Colar - cola um trecho de texto ou imagem copiado ou recortado previamente;
Negrito - coloca negrito em um trecho de texto selecionado previamente;
Itálico - coloca itálico em um trecho de texto selecionado previamente;
Itálico - coloca sublinhado em um trecho de texto selecionado previamente;
Alinhamento à esquerda - alinha à esquerda um trecho de texto selecionado previamente;
Alinhamento ao centro - centraliza um trecho de texto selecionado previamente;
Alinhamento à direita - alinha à direita um trecho de texto selecionado previamente;
Cor da fonte - permite selecionar a cor da fonte usada no texto;
Cor de fundo - permite selecionar a cor do fundo usada no texto;
Inserir link - permite inserir um hyperlink em um trecho de texto ou imagem;
  Fonte - permite selecionar o tipo de fonte da mensagem;
  Tamanho - permite selecionar o tamanho da fonte da mensagem.
  Emoticon - permite incluir carinhas no texto do email;
  Inserir imagem de fundo - permite inserir uma imagem de fundo;

Mensagem

Use o espaço em branco para escrever o texto da sua mensagem. Se você tiver uma assinatura criada, ela aparecerá automaticamente no texto da mensagem. Para criar uma assinatura, clique em Opções do Webmail > Assinatura.





Responder uma mensagem

Enquanto você estiver lendo uma mensagem, você poderá responder para o remetente:

1. Clique em Responder (ao remetente da mensagem original).
2. Escreva a sua mensagem. 3. Clique no botão Enviar.

Quando você responde uma mensagem, uma cópia da mensagem original é incluída automaticamente na sua resposta.

O campo Assunto será automaticamente preenchido com o assunto da mensagem original. As iniciais Re: antes do assunto original indicam que a mensagem é uma resposta.

Responder a todos

Quando você escolhe a opção Responder para todos, uma cópia da sua resposta será enviada para cada um dos endereços contidos na mensagem original recebida, estejam eles no campo de remetente, destinatário ou cópia.





Encaminhar uma mensagem

Para enviar uma mensagem que você recebeu para outras pessoas, use o botão de Encaminhar.

1. Entre na interface de leitura da mensagem que você deseja enviar.
2. Clique no botão Encaminhar.
3. Preencha o campo Para com o endereço eletrônico da pessoa para quem você deseja encaminhar a mensagem. Você pode acrescentar comentários ao texto da mensagem original.
4. Clique no botão Enviar. O campo Assunto será automaticamente preenchido com o assunto da mensagem original. As iniciais En: antes do assunto original indicam que a mensagem está sendo encaminhada.



Confirmação de Envio

Ao enviar uma mensagem você verá uma tela com a mensagem de confirmação de envio desta. Além disso, terá a opção de guardar a mensagem enviada e inclusive escolher em qual pasta quer armazenar esta mensagem (se você for assinante do Terra Mail Gigante). Nesta tela você ainda pode salvar os destinatários automáticamente em seus contatos.





Buscar mensagens

Esta opção permite que você encontre uma mensagem que atenda aos critérios solicitados em sua busca na sua lista de mensagens.





Sair do Terra Mail

Clique no botão , localizado no menu lateral, para finalizar sua conexão com o Terra Mail. Depois de sair, o botão de voltar do seu navegador não funcionará novamente para entrar no Terra Mail.

Apesar disso, caso você esteja em um computador compartilhado por várias pessoas, sugerimos que você feche seu navegador após usar o Terra Mail.





Preferências

As preferências do Terra Mail se encontram dentro do ítem Opções do Webmail, localizado no menu esquerdo.

Ao acessar as preferências, você visualizará uma lista de opções que se referem ao funcionamento do correio eletrônico. Para editar as preferências referentes à agenda de contatos, clique no ítem Agenda de contatos, que aparecerá como um sub-ítem de Opções no menu esquerdo, e em seguida clique novamente em Preferências.

Você pode editar as seguintes preferências do correio eletrônico:

Como seu nome deve aparecer no campo do remetente nas mensagens enviadas.
Qual fuso horário deve ser usado no envio de suas mensagens.
A freqüência com que o sistema deve verificar novas mensagens enquanto você estiver usando o Terra Mail.
Se deseja guardar cópia das mensagens enviadas.
Se permite o uso de javascript em suas mensagens.
Se permite o uso de applets de java em suas mensagens.
Se exibe as imagens anexadas no corpo da mensagem.
Se prefere usar formato HTML como padrão para escrever mensagens.
Se quer usar um cartão de visitas.
Quanto tempo de inatividade o sistema deve aguardar para encerrar a sessão do serviço automaticamente.
O número de mensagens apresentadas na caixa de entrada.
Envio de cabeçalho ou mensagem original ao responder e-mails.
Opções de resposta de e-mails. Contatos

Para editar as preferências referentes à agenda de contatos, clique no ítem Contatos no seu Terra Mail.

Você pode editar as seguintes preferências da agenda de contatos:

O número de contatos que devem ser mostrados por página.
O número de grupos que devem ser mostrados por página.



Assinaturas

Você pode criar até quatro assinaturas diferentes que podem ser automaticamente adicionadas a todo os e-mails que você envia pelo Terra Mail.

Para selecionar a assinatura padrão das suas mensagens, clique em Opções do Webmail > Assinaturas e edite ou selecione uma assinatura já criada.

Para remover as assinaturas do seu e-mail, selecione a opção "não usar assinaturas" e clique no botão selecionar. Salve suas configurações antes de sair dessa seção.





Vcard - Cartão de Visita

Você pode criar até quatro cartões diferentes que podem ser automaticamente adicionados a todo os e-mails que você envia pelo Terra Mail. O padrão Vcard também é aceito pelos programas Outlook e Outlook Express, da Microsoft. Ao enviar um vcard nos seus e-mails, usuários desses programas poderão facilmente adicioná-lo às suas agendas.

Para selecionar cartão de visita padrão para suas mensagens, clique em Opções do Webmail > Vcard e edite ou selecione um cartão já criado.

Para remover os Vcards do seu e-mail, desmarque o checkbox com a opção "adicionar Vcard" em Opções do Webmail > Prefêrencias.





Mensagens em HTML

Você pode escolher enviar suas mensagens em formato HTML ou texto. As mensagens enviadas em formato HTML podem conter letras coloridas, de diferentes tipos e tamanhos, cores de fundo, imagens e todos os recursos usados em páginas de Internet.

Os e-mails em formato texto, por sua vez, apesar de não possuírem recursos visuais, são arquivos mais leves, característica que os tornam mais adequados para conexões e computadores mais lentos.

Para selecionar o formato padrão de envio de e-mails do seu Terra Mail, clique em Opções do Webmail > Preferências e edite a opção "Usar formato HTML como padrão".





Dicionários

O Terra Mail faz revisão ortográfica no texto de suas mensagens em cinco idiomas diferentes. É só escrever seus e-mail, selecionar o idioma em que foi escrito e clicar em Revisar. Em seguida, você verá o texto de sua mensagem em uma nova tela, com as palavras marcadas como erradas posicionadas dentro de caixas de texto. Para editar a palavra, basta clicar na caixa de texto e escrevê-la novamente. Você ainda pode escolher uma das sugestões que serão mostradas no lado direito dos vocábulos errados. Nem todos os erros trarão sugestões de substituições. Após revisar todo o texto, clique em Salvar.





Verificação de contas externas

Você pode usar o seu Terra Mail para receber mensagens de outras contas de e-mail. Para configurá-las, siga os passos abaixo. Depois de configuradas, sempre que você clicar no botão "atualizar", na Caixa de Entrada, essas contas externas também serão verificadas.

1. Clique em Opções do Webmail no menu esquerdo
2. Clique em Ler e-mail de outras contas
3. Marque o checkbox "Manter cópia no servidor" se quiser que os e-mails permaneçam no servidor de e-mail original e uma cópia seja direcionada ao Terra Mail
4. Escolha o tipo de servidor da conta externa (POP3 e IMAP4) ou escolha inativo para desabilitar o recebimento de e-mails
5. Escolha o endereço do servidor de e-mail. Em geral, os endereços de servidores seguem os padrões: POP.dominio.pais, POP3.dominio.pais ou mail.dominio.pais
6. Digite o username de seu e-mail externo
7. Digite a senha de seu e-mail externo 8. Clique em OK e pronto



Opções do Webmail

Através do ítem Opções do Webmail, localizado no menu esquerdo, você pode editar diversasfunções de seu e-mail Terra.

Veja a seguir as principais opções do correio eletrônico disponíveis nesta seção:

Editar as preferências dos seus Contatos
Criar e organizar assinaturas personalizadas
Criar mensagens pré-definidas para inserir em suas respostas
Criar e editar cartões de visita
Configurar o recebimento de outras contas de e-mail
Redirecionar seus e-mails para outra conta
Criar respostas automáticas para as mensagens recebidas.

Veja a seguir as principais opções da agenda de contatos disponíveis nesta seção:

Editar as preferências dos seus Contatos
Criar perfis para diferenciar seus contatos.



Contatos

Você pode adicionar um novo contato através da agenda de endereços ou diretamente de uma mensagem recebida, clicando no endereço eletrônico do remetente ou dos destinatários da mensagem.
Na ficha de informações do contato, o único campo obrigatório é o Apelido. Os demais são opcionais. Você pode selecionar os destinatários da sua mensagem diretamente da agenda de endereços.

O limite máximo que você pode armazenar é de 1000 contatos.

Grupo de contatos

Um grupo de contatos é a união de vários contatos já cadastrados na sua agenda. Um grupo de contatos pode conter contatos e outros grupos de contatos.

O número de contatos disponíveis para a inclusão em um grupo é o mesmo número de contatos exibidos por página em Contatos. Assim, se você tem mais de uma página de contatos na sua agenda verá apenas os contatos da primeira página de contatos na página de grupos de contatos. Você pode escolher visualizar 10, 25 ou ilimitados contatos por página. Da mesma forma, pode definir o número de grupos que deve ser visualizado. Para fazer essa alteração, você deve clicar no ítem Opções de Contatos > Preferências > Administração da lista de contatos .

Importar/Exportar A agenda de contatos do Terra Mail é compatível com o formato padrão das agendas de outros programas de e-mail. Assim, você pode importar ou exportar contatos do programa que você tem instalado no seu computador, como o Outlook ou o Netscape Mail.

Para isso, clique no ítem Agenda de contatos no menu esquerdo.

Se você quer exportar algum contato ou grupo, selecione-o na lista, clique no botão Exportar, marque o tipo de programa de e-mail que irá receber o contato e siga as instruções na tela.

Para importar um contato, clique no botão Importar, selecione o tipo de contato a importar e siga as instruções na tela.

OBS: Atualmente as opções disponíveis para importar contatos são Ldif (Netscape) e Vcard.





Configurações

Nessa área estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

• Filtros e Proteção:

- você pode acessar a área de configuração do Email Protegido para: reclassificar e-mails, acessar o assistente de configuração
- receber Alertas SMS no seu celular notificando-lhe de todos os novos e-mails filtrados pelas regras definidas no momento da habilitação do serviço
- criar filtros para as mensagens que receber movendo-as automaticamente para outras pastas ou para a lixeira

• Outras opções:

- criar uma mensagem automática para emails recebidos
- alterar os seus dados pessoais e mantenha-os sempre atualizados
- criar Apelidos. Crie um apelido para sua caixa postal e torne muito mais fácil seu endereço para o envio de mensagens
- trocar a senha do seu email
- redirecionar as mensagens recebidas no seu email para outras caixas postais





Qual o tempo de armazenagem das minhas mensagens?

As mensagens mantidas na caixa de entrada serão armazenadas por 45 dias em contas de acesso Terra e por 90 dias em contas do Terra Mail Gigante, as mensagens da pasta Spam serão guardadas por 30 dias e as mensagens da Lixeira por 15 dias.

Mensagens guardadas em pastas personalizadas não possuem limite de tempo de armazenamento.





Terra Mail Wap

O Terra Mail Wap é a versão para celulares deste webmail que você já costuma acessar pela Web.

Para acessar o Terra Mail Wap você precisa ter uma caixa postal no Terra (conta principal ou caixa postal adicional) e um celular com tecnologia Wap devidamente habilitado pela sua operadora. Caso você tenha alguma dúvida relacionada com a configuração do seu telefone, entre em contato com o suporte da sua operadora.

A versão Wap do Terra Mail permite que você leia e envie e-mails pelo celular. É possível gerenciar a sua Agenda de Contatos também. Porém, você não terá acesso aos anexos contidos nas mensagens recebidas.

Não há qualquer pagamento adicional ao Terra pela utilização desta funcionalidade. A utilização do tempo de conexão do celular com a Internet é tarifada pela sua operadora conforme tabela de preços própria.

Para acessar o Terra Mail Wap em celulares da Vivo, entre no menu WAP e selecione "Portais" ou "Portais WAP". Em seguida, selecione "Terra" e depois a opção "E-mail". Em celulares de outras operadoras, digite http://wapmail.terra.com.br no navegador Wap do seu celular.

O tutorial abaixo apresenta exemplos com o funcionamento do Terra Mail Wap:




Para ler seus e-mails através do celular, acesse o endereço http://wapmail.terra.com.br em um aparelho que tenha suporte a WAP e digite seu username e senha do Terra Mail.











Você será encaminhado ao Menu Principal, onde poderá acessar sua Caixa de Entrada, escrever uma Nova Mensagem ou consultar sua Agenda de Contatos.
Caixa de Entrada
A caixa de entrada apresenta os e-mails recebidos na sua caixa postal. Para ler uma mensagem, basta selecioná-la e clicar no botão OK de seu aparelho.

Atenção:
Você só poderá visualizar as mensagens da sua CAIXA DE ENTRADA através do Wap Mail. Para acessar outras pastas criadas via IMAP, você deve entrar no webmail através de um browser comum.

Nova Mensagem
Para escrever um e-mail, basta clicar em Nova Mensagem e preencher os campos que forem relevantes:

Para (o principal destinatário)

Escreva o endereço eletrônico da pessoa que é o principal destinatário da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.
Cópia
Escreva o endereço eletrônico da pessoa para quem você quer mandar uma cópia da sua mensagem. Use uma vírgula (,) para separar os endereços, caso você queira enviar para mais de um endereço ao mesmo tempo.
Cópia oculta
Use a cópia oculta para mandar uma mensagem na qual você não deseja mostrar o endereço de um ou mais destinatários. Todos os endereços que estiverem no campo Cópia oculta não aparaecerão para os demais destinatários da mensagem.
Assunto
Preencha este campo com o assunto da mensagem.
Mensagem
Use o espaço em branco para escrever o texto da sua mensagem. Se você tiver uma assinatura criada, ela aparecerá automaticamente no texto da mensagem.
Agenda de Contatos
Você poderá acessar sua Agenda de Contatos clicando no link correspondente. Ali, você poderá adicionar novos contatos ou buscar nomes já existentes.

Dica:
Ao visualizar uma mensagem, você pode clicar no nome do remetente para adicioná-lo rapidamente à sua Agenda de Contatos.

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