1) Sou cliente do Terra (ou de outro provedor) e não consigo enviar emails para o MX.terra.com.br. O que está acontecendo?
O correto é configurar seu cliente de email (Outlook Express, Outlook, Pegasus, Eudora mail, Becky, etc) para enviar emails utilizando o serviço de SMTP Relay Autenticado do seu provedor. Caso seja um usuário do Terra, para obter maiores informações, acesse nossa documentação online ou entre em contato com o suporte online.
O destino MX.terra.com.br deve ser utilizado por equipamentos (servidores de e-mail) capazes de enviar e receber mensagens. Usuários Terra, em sua grande maioria, possuem um IP dinâmico, não sendo possível, em caso de falha no envio, retornar a mensagem a sua origem. (Condições II e V)
2) Segundo a página http://www.terra.com.br/postmaster não possuo o DNS configurado corretamente. O que fazer?
Caso a responsabilidade de configuração do domínio (DNS direto) e da classe de IPs (DNS reverso) seja sua, siga as instruções de nossa ajuda para configuração de DNS.
Caso seu DNS seja administrado por terceiros, por exemplo uma empresa de hospedagem ou assemelhada, solicite a configuração do seu DNS reverso e respectivo DNS direto.
3) O que são os destinatários inválidos indicados na Condição VI (VI. O Servidor de Origem não deve enviar mais de 10% de suas mensagens para destinatários inválidos no TERRA.)
Destinatários inválidos, são aqueles que não existem ou cujas contas foram desativadas (por
cancelamento, falta de pagamento, abuso etc...).
Quando são enviadas mensagens para usuários que não existem, a mensagem retorna para o remetente indicando "usuário desconhecido/user unknown".
4) Como se enquadram empresas de assessoria que trabalham com mailling jornalístico, em função da distribuição de releases, ou mesmo associações que representam empresas de um determinado setor, e precisam, evidentemente, distribuir informações aos seus associados?
Empresas não enviam, de forma consciente, mensagens para usuários que não existem. Portanto, empresas que trabalham com mailling jornalístico e marketing digital em geral, seguindo a cartilha da "Associação Brasileira de Marketing Direto" http://www.abemd.org.br/boasmaneiras.htm, sempre manterão suas lista de endereços para mailling atualizadas, não chegando dessa forma, a exceder 10% de usuários inválidos num envio.
E caso isto aconteça, o bloqueio é temporário, sendo suspenso de forma automática em poucas horas, dando assim oportunidade para o remetente corrigir sua lista de destinatários.
5) Por que algumas mensagens enviadas ao dominio @terra.com.br chegam com atraso e outras são entregues imediatamente?
Existem servidores de e-mail legítimos na internet brasileira que ainda não atendem a todos Requisitos Técnicos para entrega de Correio Eletrônico para o Terra. Por esta razão, o Terra permite que um percentual das conexões desses servidores sejam aceitas imediatamente, enquanto as conexões restantes podem ser atendidas com uma prioridade mais baixa. Isto explica porque algumas mensagens podem chegar mais rapidamente do que outras.
Estamos diminuindo este percentual de forma gradativa. Esperamos que antes que ele chegue a zero, todos os administradores dos servidores que se encaixam na situação de atraso (não atendem à todos requisitos técnicos para entrega de correio eletrônico para o Terra) já tenham conseguido se adequar.
6) Eu já ajustei o meu DNS e os servidores do Terra continuam com a informação desatualizada. O que fazer neste caso?
O tempo de propagação da zona (TTL - "Time to live", em segundos) é definido pelo próprio administador da zona. Os servidor de DNS do Terra simplesmente seguem esta configuração. O tempo de atualização da zona nos servidores de DNS do Terra poderá variar, a partir do momento que a atualização foi feita pelos responsáveis da zona, de 0 ao TTL da zona imediatamente anterior a atualização (se o valor do TTL foi alterado junto, este também só passará a ser seguido após a expiração do TTL anterior).
7) O que significa "excesso de conexões simultâneas" indicados na Condição VII?
Isto significa que o servidor de origem esta abrindo mais conexões que o permitido com o endereço MX.terra.com.br (o erro retornado nesta situação é temporário e identificado pela mensagem "450 rejected: Too much connections") . O Terra possui um controle de conexões simultâneas por origem, para impedir que um único endereço IP de origem ocupe todos os recursos disponíveis. (Condição VII)
8) Então devemos limitar em quantas, as conexões simultâneas de nosso servidor para o MX.terra.com.br?
O Terra utiliza um limite dinâmico de conexões, que varia de acordo com a carga dos servidores. A melhor forma de evitar problemas de excesso de conexões simultâneas (concorrentes) é utilizar aplicativos que façam o controle do número de conexões abertas por destino. Existem aplicativos que fazem isto de forma progressiva (vão abrindo até receber o erro de excesso de conexões) e existem aplicativos onde este limite pode ser configurado manualmente.
É importante configurar o aplicativo para reutilizar as conexões já estabelecidas para enviar outras mensagens. Isto fará fazer com que em cada conexão aberta trafegue o máximo de mensagens possível.
Você deve verificar na documentação de seu servidor de e-mail como limitar o número de conexões simultâneas para o MX do Terra e/ou reutilizar a mesma conexão para envio de várias mensagens.
Se no seu caso não for possível ajustar estas configurações, o MX.terra.com.br continuará retornando erros "450 rejected: Too much connections" quando o limite for excedido. Apesar deste erro, outras conexões não excedentes estarão sendo aceitas normalmente.
É importante ressaltar que este erro é temporário, não indicando o descarte da mensagem. Cabe ao servidor de origem realizar retentavivas deste envio, de acordo com o previsto na seção 4.2.1 da RFC 2821.
Caso existam outras condições de envio ao Terra que não estejam sendo respeitadas, a situação de receber erros por excesso de conexões concorrentes será agravada. Logo, antes de recair em reclamações sobre a Condição VII, é necessário estar de acordo com todas as demais Condições Técnicas de Envio de Correio Eletrônico para o Terra.